segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

É DISSO QUE PRECISAMOS..A PAZ NO MUNDO!


É comemorado nesta segunda-feira (30) o Dia da Não-Violência. A data foi decretada pela Organização das Nações Unidas (ONU), em função do assassinato do pacifista indiano Mahatma Gandhi, que ocorreu no ano de 1...948. A iniciativa tem como objetivo promover a paz, a solidariedade e o respeito pelos direitos humanos.

E a minha busca diária consiste, fundamentalmente, numa coisa: ser feliz. Outras pessoas, seres mais inteligentes, visam alargar esse círculo de felicidade aos seus parentes, amigos e conhecidos. Outros ainda - realmente os mais realizados - esquecem de si mesmo e levam felicidade, empatia e compaixão a todos, sem nenhum tipo de rejeição ou discriminação. Nesse grupo de seres evoluídos encontram-se, geralmente, os mestres e os líderes espirituais. São pessoas que trouxeram palavras de harmonia entre os povos, de amor e de carinho para com o próximo, independentemente da religião, credo ou fé que professem.

Valores como paz, devoção e altruísmo puderam ser vistos em figuras como Buda, Krishna, Maomé, Guru Nanak, Zaratustra, Confúcio, Lao Tsé, entre outros. São encarados como exemplos de vida, fontes de inspiração e de elevação espiritual ou, muitas vezes, como a própria origem da benevolência e da aceitação.

Parece razoável que seja um objetivo humano ser pacífico e transmitir energia positiva ao redor, enchendo os corações de todos. Aproximar-se dessa vibração positiva repara as mágoas, nutre o espírito e protege até a alma. Inclusive, muitos animais possuem em si essa característica intrínseca. Afinal, quem não se sente positivamente alterado, preenchido e pleno, no convívio com o seu bicho preferido?

Então, se até os animais possuem essa propriedade, como poderia faltar esse poder para nós, seres humanos, dotados de grande intelecto e engenhosidade?

É na paz que reside a sabedoria

Nosso coração tem um ilimitado espaço, capaz de acolher todos os seres e um supremo poder de acomodação e divino amor. Descobrir isso modifica todas as técnicas de meditação, de yoga e de evolução pessoal numa ferramenta de serviço a todos os seres para um crescimento comum e alargado ao máximo possível. É na não-violência, na paz e na harmonia que reside a pérola da sabedoria: a paz é o mais elevado valor, o mais valioso de todos os frutos que temos em nosso interior. E a ação pacificadora é o reflexo externo disso.

Em Sânscrito, diz a prece: "Lokah samasta sukhino bhavantu", que significa: "que todos os seres, em todos os lugares, sejam felizes". Faço votos para que assim seja.

Feliz dia para si!

Nenhum comentário:

Postar um comentário