sábado, 28 de janeiro de 2012

Quando vem a Brisa...

Pouco a pouco, ainda que contra a nossa vontade, vamos nos acostumando a conviver com os vendavais que ameaçam nossa vida. Na medida do possível, vamos nos adaptando à fúria dos ventos contrários, e também, com a força das águas turbulentas. Tudo não passa de uma necessidade de sobrevivência, afinal de contas, viver é o que realmente importa.

Se cada um de nós se der conta de que nosso passado registra uma história de lutas, algumas das quais profundamente dolorosas, diante das quais achávamos que não iríamos sobreviver, tamanha era a desproporção entre a nossa força e as forças contrárias que se levantavam contra nós. Eram rios violentos, águas turvas, ventos destruidores, personificados em pessoas que nos enganaram, representados também por governos, poderes, circunstâncias adversas e noites escuras. E apesar de tudo, aqui estamos nós. Passaram os ventos, o mar se acalmou, as águas turvas foram acariciadas pela brisa da paz e nós sobrevivemos. Afinal de contas, depois da tempestade vem sempre uma brisa que nos faz sonhar e continuar vivendo.

Provavelmente, muitos leitores desta singela reflexão dominical, estejam vivendo um tempo de tempestades ou mesmo, de um verdadeiro furacão. Tudo parece estar dando errado. Quando oramos, os céus ficam em silêncio. Buscamos socorro nos amigos e eles estão muito ocupados ou até sofrendo mais que nós mesmos. O sorriso foi substituído pela lágrima e a alegria sufocada pela a dor. A fé fica abalada e o desespero começa a dar sinais de proximidade. Mais que nunca é preciso serenidade, paciência e humildade, pois, com certeza, depois da tempestade sempre se descortinam diante de nós horizontes novos, adornados pela esperança.

Não entre em pânico, não se desespere, não entregue os pontos, não proclame derrota e não antecipe o fim. Para quem tem fé, “jamais” é um tempo que não existe, pois ao que crê, tudo lhe é possível, é o que nos garante o Mestre Jesus.

Em tempos de crises agudas, não devemos tomar decisões precipitadas, pois desde que o mundo é mundo, a vida nos tem ensinado uma grande lição: Tudo é passageiro, inclusive a nossa dor. Em meio a tempestades, o que mais importa é não perder o controle do barco, segurar firme os remos, levantar bem a cabeça e descobrir, em meio às águas revoltas, o norte que nos levará a um porto seguro. Existe sempre um porto escondido em algum lugar do oceano.

Quando a sua vida estiver ameaçada pelos tempestades, segure firme nas mãos de Deus pois, dEle vem não somente a força que nos ampara, como também, é Ele quem faz cair sobre nós uma brisa suave, com o perfume da vida, a beleza da paz e o encanto da esperança. Por isso mesmo, tudo se acalma, quando vem a brisa. É só uma questão de tempo; uma experiência de fé.

Nesta vida turbulenta, só existe bonança aonde Deus estiver presente. Quando vem a brisa, chegam também com ela a serenidade e a certeza da vitória, pois quando a brisa vem trás também consigo a doce presença de Deus.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário